segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Hamsters: encantadores roedores

Os hamsters são uma ótima escolha para quem quer ter um animalzinho de estimação e não tem muito tempo ou paciência para cuidar.
Esses lindos mamíferos têm diversas raças, como o sírio, o chinês, o albino, etc. Todas as raças são afáveis, carinhosos e que exigem pouquíssimo cuidado. A ração e a água podem ser trocadas a cada dois ou três dias e a limpeza da gaiola pode ser semanal, já que os hamsters praticamente não têm cheiro.

Foto: Hamster Sírio

Para viver bem um hamster precisa de uma gaiola com espaço para ele correr e se exercitar, algo pra roer (pode ser um pedacinho de madeira), um lugar para se esconder (um rolinho de papel higiênico funciona perfeitamente), ração (que é barata e inodor, formada de sementes e ração para gatos) e água. A gaiola deverá ser limpa e ter serragem no fundo, na falta da serragem, poderá ser usado papel picado, mas este deverá ser branco e não ter impressão nenhuma.
Após acostumarem-se com os donos, os hamsters se mostram afetuosos, subindo em nossos braços e se acomodando em nosso pescoço. Porém, a grande vantagem do hamster é que ele nunca ficará deprimido se você não lhe dedicar atenção.
Mas cuidado! Se você não quer acabar com uma centena deles, NUNCA deixe um casal junto. A fêmea entra no cio freqüentemente e em cada cruza podem nascer até dez filhotes. Sendo cada gestação com período de 20 dias aproximadamente, em três meses você poderá ter quarenta bichinhos!

Foto: Modelo de gaiola para hamsters


Colaboração: Janaína Nessi (criadora de Hamsters)

domingo, 2 de agosto de 2009

Peixes: Betta Splendens


O peixe Betta é o animalzinho de estimação mais indicado para pessoas que não tem muito tempo, ficam pouco em casa ou não querem ter muito trabalho e grandes gastos para mantê-lo. Há quem torça o nariz para a idéia de um peixe como animal de estimação, mas quem os cria garante que o simples fato de olhar o balé aquático é suficiente para acabar com o stress de um dia de trabalho.


O briguento Betta, vive, em média, três anos, não convive bem com outros peixes e chega a medir até 10 centímetros, por isso, não necessita de aquários grandes. A espécie possui como principais características diferentes e vibrantes cores além de uma cauda exuberante.


Vindo de regiões alagadas da Ásia, ele acostumou-se a viver em condições mínimas para sua sobrevivência. Em águas rasas, paradas e muito pobres em oxigênio, a espécie precisou modificar sua maneira de respirar, por isso, não precisa de tantos aparatos, como outros peixes, vivendo tranquilamente num aquário pequeno contendo apenas água, cascalho e uma planta pequena. É importante que o aquário não seja muito profundo para que o Betta possa subir à superfície para respirar, pois caso ele não consiga fazer isso, acabará morrendo.



A água do aquário não deve conter cloro. Para isso pode se usar um desclorificante, comprado em lojas de aquários, 30 minutos antes de usá-la ou apenas deixar a água descansando por 24 horas. A troca deve ser feita a cada 15 dias e não é indicado o uso de produtos químicos na limpeza do aquário.

Os Betta se alimentam de ração ou artêmia, que é um crustáceo comprado em lojas especializadas e que pode ser servido vivo. A ração deve ser oferecida duas vezes ao dia, sendo três ou quatro grãos por vez.

Fontes: Web Animal e Diário do Betta

sábado, 1 de agosto de 2009

A chegada do filhote

Confira algumas dicas importantes para o bom convívio com seu animal de estimação!
Ter um animal em casa é como ter uma criança. Ele será o encanto da família, mas também exigirá alguns cuidados e atenção por muitos anos.
É importante conhecer as raças e ver qual se adapta à família. Se a casa fica sozinha por muitas horas é complicado ter um animal que não goste de ficar sozinho e exija passeios frequentes.
Antes de levar o animal para casa você deve preparar o “enxoval” que deve ter, pelo menos, caminha, coleira, guia, potes para água e comida e a ração que deve estar de acordo com a idade do animal. No caso dos gatos não esqueça também da caixa e da areia sanitária.

Pet News: o jornal da bicharada!

Está no ar o Pet News, um blog informativo, com tom jornalístico, voltado para os apaixonados por animais.
Aqui todos terão vez: cães, gatos, aves, cavalos, peixes... Enfim, aqui você encontrará tudo sobre a criação e preservação desses animais.
Os abandonados também terão vez com a divulgação de cães e gatos para adoção e matérias sobre crueldade e proteção animal.