O peixe Betta é o animalzinho de estimação mais indicado para pessoas que não tem muito tempo, ficam pouco em casa ou não querem ter muito trabalho e grandes gastos para mantê-lo. Há quem torça o nariz para a idéia de um peixe como animal de estimação, mas quem os cria garante que o simples fato de olhar o balé aquático é suficiente para acabar com o stress de um dia de trabalho.
O briguento Betta, vive, em média, três anos, não convive bem com outros peixes e chega a medir até 10 centímetros, por isso, não necessita de aquários grandes. A espécie possui como principais características diferentes e vibrantes cores além de uma cauda exuberante.
Vindo de regiões alagadas da Ásia, ele acostumou-se a viver em condições mínimas para sua sobrevivência. Em águas rasas, paradas e muito pobres em oxigênio, a espécie precisou modificar sua maneira de respirar, por isso, não precisa de tantos aparatos, como outros peixes, vivendo tranquilamente num aquário pequeno contendo apenas água, cascalho e uma planta pequena. É importante que o aquário não seja muito profundo para que o Betta possa subir à superfície para respirar, pois caso ele não consiga fazer isso, acabará morrendo.
A água do aquário não deve conter cloro. Para isso pode se usar um desclorificante, comprado em lojas de aquários, 30 minutos antes de usá-la ou apenas deixar a água descansando por 24 horas. A troca deve ser feita a cada 15 dias e não é indicado o uso de produtos químicos na limpeza do aquário.
Os Betta se alimentam de ração ou artêmia, que é um crustáceo comprado em lojas especializadas e que pode ser servido vivo. A ração deve ser oferecida duas vezes ao dia, sendo três ou quatro grãos por vez.
Fontes: Web Animal e Diário do Betta
gostei do blog, porisso estou seguindo (:'
ResponderExcluir